sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Eduardo PAESpalho e aprovação automática:


Novas normas da SME tornam a reprovação um feito difícil de ser alcançado mesmo pelos piores alunos! 

Por Eduardo Moraes.

Professor de Biologia da Rede Municipal RJ.


Até o último ano, era reprovado o aluno que não alcançava uma média 5 em qualquer disciplina após os 4 bimestres. Alunos que não tinham média suficiente em até 3 disciplinas faziam recuperação. Alunos que iam mal em 4 ou mais disciplinas eram reprovados automaticamente.
Os alunos eram muito fracos (por “n” motivos) e só não havia mais reprovações pois já havia uma pressão forte para aprovação de alunos por parte da prefeitura (prêmios para escolas que aprovavam mais, punição com relatórios para professores que reprovavam).
Neste ano houve duas novidades:
1- Acabaram com o limite de disciplinas em que o aluno fica de recuperação. Ele pode ter ido mal em TODAS as disciplinas e ainda assim fazer a recuperação de 2 semanas e tentar ser aprovado. Será que um aluno que após de um ano de avaliações ter ido mal em todas as disciplinas poderia se recuperar?
2 - Mais grave que isso: Agora a aprovação\reprovação não é mais por disciplinas, mas sim pelo "Conceito Global", uma média das médias das disciplinas do 4º bimestre. Se um aluno no 4º bimestre ficar com um conceito global acima de 5, será aprovado direto, mesmo que tenha tido desempenho ruim em algumas disciplinas.
Depois da recuperação, as notas das disciplinas em que foi mal são substituídas pelas notas da recuperação caso ele tenha melhorado.
Vou dar um exemplo monstruoso dessa nova política:
O aluno fulano ficou com nota ZERO em TODAS as disciplinas dos 3 primeiros bimestres. No 4º bimestre, ficou com zero em matemática e português. Nas outras disciplinas (ciências, geografia, história, artes, educação física e inglês) ficou com notas entre 5 e 8, por ex: 8, 5, 7, 6, 8 e 6).
Esse aluno, com um desempenho razoável (mas longe de espetacular), estaria aprovado direto. Sem fazer recuperação. Sem saber matemática ou português.
Não foram poucos os alunos absolutamente medíocres em uma série de disciplinas que foram aprovados.
Óbvio que não vamos encontrar um aluno com desempenho errático como no meu exemplo, mas ele ilustra a loucura das novas regras, demonstrando que alunos apenas medíocres em muitas matérias podem ser reprovados.
Poderíamos trocar as disciplinas. Sou professor de ciências e acho que artes ou educação física são tão importantes quanto às que serviram de exemplo, para a formação do aluno, mas matemática e português foram usados pelo “apelo” maior.
No fim, alunos “analfabetos”, que não conseguiam sequer interpretar um pedaço de papel como o abaixo, foram aprovados:
"Nome: Fulano de tal Turma: tal
Situação: ( X ) aprovado ( ) reprovado"
"- Professor, o que está escrito aqui? O que quer dizer isso?"

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