sexta-feira, 2 de setembro de 2016

1 de setembro da farsa: o consenso andou mais rápido que a verdade


Primeiramente, fora Temer! Depois, fora CREF/CONFEF! Todos os anos escrevo um pequeno texto nesse dia 1 de Setembro para conscientizar pessoas sobre o quanto essa data definitivamente não me representa.

Para os sistemas CREF/CONFEF (Conselhos regional e nacional de educação física) comemora-se o DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, a verdade é que o dia 1 de Setembro foi a data da criação do sistema CONFEF. Assim, parece que todas e todos se sentem representadas/os em serem "homenageadas/os" nesse dia.

Acontece também que essa expressão "profissional" foi criada para diferenciar o trabalhador formado em educação física que atende ao público não escolar. Essa divisão foi proposta há alguns anos quando o Conselho com sua força política conseguiu desmantelar a grade curricular do curso de educação física nas universidades, extinguindo a modalidade na qual sou formado pela UFRJ: licenciatura plena (permite que o professor atue em amplas áreas da educação física: escolas, clubes, academias, etc), dividindo o curso em dois e encurtando, inclusive, o tempo de formação dos universitários, mesmo sob forte polêmica na época.

Luto pela desregulamentação da educação física e sei que existem outras/os trabalhadoras/es que também o fazem pelas suas profissões. Muitos de nós consideramos o sistema CREF/CONFEF inútil e mais uma forma de escoar nosso suado dinheiro, pois o CREF é considerado responsável por fiscalizar os trabalhadores em educação física, que em troca disso, são obrigados a pagarem uma anuidade absurda. Este órgão inclusive conseguiu na justiça que os professores apresentem como um requisito a identidade profissional em dia no caso de convocação para assumir cargos publicos na área. Não basta o diploma.

Aceito felicitações no dia 15 de Outubro, dia do professor!

Mike Pontes - professor de educação física, diretor do SEPE Regional 7, membro do coletivo Luta educadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário