domingo, 19 de junho de 2011

ARROGÂNCIA DE CABRAL COMPLICOU TOTALMENTE SUA GESTÃO

Cabral X Bombeiros

Cabral X professores

Um político com trânsito no Palácio Guanabara me informou qual é o dilema que o governador Sérgio Cabral vive neste momento. Segundo ele, até colaboradores muito próximos do governador tentaram convencê-lo a dar alguma declaração apaziguadora, a dar alguma demonstração que possa acalmar a crise sem precedentes que tomou conta do Rio de Janeiro.

Argumentaram que a imagem de Cabral ficou muito desgastada e que a população está apoiando o movimento, e não aceita a forma violenta como os bombeiros estão sendo tratados. Foi lembrado ao governador que até a TV Globo, mesmo preservando-o e amenizando as notícias, já se rendeu ao sentimento da população e temendo ser vista como inimiga dos bombeiros passou a mostrar que as reivindicações do movimento são justas e exibindo até imagens de populares dando apoio.

Mas Cabral e alguns assessores contra-argumentam que se ele recuar com os bombeiros, isso pode desencadear um efeito cascata em outras categorias do funcionalismo público, e aquilo que mais temem, que os policiais militares comecem um novo movimento reivindicatório e de protesto, encorajados pela luta de seus colegas.

Só existe um problema nessa lógica de Cabral. Querendo ou não vai ter que recuar, porque o apoio ao movimento dos bombeiros cresceu de tal forma, que não lhe restará outra alternativa. Até os deputados estaduais decidiram não votar mais nada de interesse do governo, enquanto os bombeiros não forem libertados.

Quanto ao temor de Cabral de que o movimento dos bombeiros provoque um efeito cascata no funcionalismo estadual e que outras categorias se animem a ir para rua fazer reivindicações, isso é realmente possível de acontecer. Cabral está certo em ter medo. Ele sabe o que plantou com os servidores chamando médicos de vagabundos, professores de irresponsáveis, se recusando, em 4 anos e meio, a receber um único representante de qualquer categoria de servidores que seja.

Confiou que tendo a mídia na mão era invencível. Acreditou que com a blindagem, jamais a população se voltaria contra ele, porque a verdade sempre lhe seria sonegada. Com as verbas publicitárias milionárias distribuídas aos veículos de comunicação conseguiu até enganar o povo e se reeleger.

Cabral não contou, porém, com a coragem e a determinação dos bombeiros. Não acreditou, quando o movimento dos bombeiros começou há 3 meses atrás, que a população tomaria conhecimento da realidade dos guarda-vidas e soldados do fogo, do salário miserável que recebem - o pior de todas corporações do Brasil. Preferiu ignorar, não dialogar e perseguir os bombeiros para abafar tudo. Cabral só não imaginava que os bravos bombeiros do Rio de Janeiro iam mostrar a coragem que ele não tem; que iam resistir às perseguições e continuar em frente e dizendo: Nenhumpasso daremos atrás!

Os bombeiros são heróis queridos de toda a população, ainda mais depois das recentes tragédias causadas pela chuva e pela omissão das autoridades, onde salvaram vidas, resgataram vítimas, confortaram famílias, arriscaram suas vidas, alguns até morreram no cumprimento do dever, sem jamais terem recebido um “muito obrigado” de Sérgio Cabral.

A verdade é que Cabral com sua arrogância, sua incapacidade de dialogar, como diz o velho ditado, “arrumou a corda para se enforcar”. Agora está desesperado tentando encontrar uma saída para escapar do cadafalso.

Há muito tempo eu venho avisando. Cabral se elegeu sustentado por uma farsa. Mas farsas são como castelos de cartas, não têm sustentação, não resistem eternamente. A primeira carta já desabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário