quarta-feira, 29 de junho de 2011

Carta de professor sobre a greve.


Reprodução de carta do professor André Percinio sobre a continuidade da Greve.


Caríssimos,

Como todos já devem saber, o governo pediu adiamento até a próxima segunda-feira para a audiência que trata do abono no corte de ponto.

Hoje foi decidido em assembleia que a GREVE continua - até porque não podemos tomar decisões antes do julgamento acima citado.

Um grande grupo de professores se revesaram em visitas a várias escolas para esclarecer sobre o golpe à educação que se iniciou através do saerj. Alunos e professores compreenderam a necessidade de boicote a tal ameaça.

Hoje, amadurecidos, percebemos que a transformação se dará pela discussão, pela politização de alunos, de pais e professores. Compreendemos que não pode ser de outra forma. Portanto pedimos que os colegas se informem, busquem pela internet aquilo que se esconde pela mídia comprometida com a elite que tenta destruir nossa cultura.

Não nos esqueçamos que a luta pela educação é uma atitude de amor. É um ato de doação de cada um de nós em prol de uma sociedade melhor para todos. Esse sonho não pode ser deixado de lado, sob pena de nos tornamos tudo aquilo que sempre desprezamos.

A história é agora. Não podemos nos furtar à participação, pois somos profissionais de educação - e qualquer transformação que se diga verdadeira não deve acontecer senão pela educação. Jamais acreditemos que qualquer mudança digna possa acontecer pela manipulação ideológica de corações e mentes ou pela utilização da violência.

Conclamamos aos colegas que se unam à luta por uma sociedade melhor, por uma sociedade que garanta a verdadeira educação reflexiva para nossos alunos - essa não é uma escolha, é uma obrigação ética que deve nortear nossa trajetória. Há muitas formas de participar dessa força transformadora que espontaneamente foi posta em ação, você pode levar o debate para a sala de professores, para os alunos, para a direção da escola. Quando verdadeiras, as ideias são vivas e não dependem de esforço colossal para se tornarem realidade. Leve ideias novas para sua escola, analise a conjuntura, busque saídas. o momento urge por novas ideias, por ideias poderosas que sejam capazes de desestabilizar o programa degenerativo que ora permeia as iniciativas em educação.

Garanto aos colegas: se unidos, nos final de toda essa luta sairemos vencedores! E há muitas formas de vitória. E a mais importante de todas acontece dentro de nós, quando decidimos por ser livres para lutar contra aquilo que nos oprime.

................................

André Percinio. é professor de filosofia da rede e do comando de greve no município de Belford Roxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário