quinta-feira, 14 de julho de 2011

Professores decidem manter greve após reunião com secretário de Educação

 do portal R7
Categoria está há cerca de 40 dias sem trabalhar
 
A reunião entre representantes dos professores e profissionais da educação, que estão em greve há cerca de 40 dias, com o secretário de Educação, Wilson Risolia, o secretário de Planejamento, Sérgio Ruy, o secretário de Governo, Wilson Barros, o presidente da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro), Paulo Ramos (PMDB) e mais dez deputados terminou na noite desta quinta-feira (14) sem o fim da greve da categoria.
Segundo o presidente da Alerj, o governo enviará para Câmara após o fim do recesso da casa, no dia 1º de agosto, a proposta que já havia sido anunciado pelo secretário de Educação. O governo antecipará para os professores mais uma parcela do programa Nova Escola, a de 2012 para 2011, e o descongelamento do salário dos funcionários técnico-administrativos.
- Na primeira semana de agosto virá uma mensagem, como já anunciada pelo governo, da antecipação da parcela de 2012 da Nova Escola, pra ser paga já retroativa a julho deste ano, e também conseguimos o compromisso, que é de uma luta histórica, uma luta antiga do segmento, do descongelamento salarial do pessoal administrativo da secretaria de Educação, com um percentual que esta sendo discutido.
Uma das coordenadoras do Sepe (Sindicato Estadual dos profissionais de Educação), Maria Beatriz Lugao, disse que as propostas do governo serão votadas durante a assembléia da categoria nesta sexta-feira (15).
- Estaremos em greve até amanhã com certeza, porque a gente vai levar o que o governo apontou aqui para assembleia avaliar se é suficiente ou não pra suspensão do movimento.
A representante da categoria diz que os profissionais de educação esperam um índice do possível reajuste salarial.
- É complicado, a gente colocou que enquanto não houver o percentual de reajuste nós não temos coisas mais palpáveis para visualizar uma suspensão do movimento.
Os professores estão acampados há três dias na frente da Secretaria de Estadual de Educação. O Sepe não sabe dizer quando as barracas serão desmontadas.
Na sexta-feira a categoria vai realizar uma assembleia geral, no Clube Municipal, na Tijuca, na zona norte, a partir das 14h para decidir os rumos da greve nas escolas estaduais.

Agressão

O Sepe negou que o secretário de estado de educação, Wilson Risolia, tenha sofrido qualquer forma de agressão por parte dos manifestantes após a reunião ocorrida na tarde de terça-feira (12) no prédio da Secretaria Estadual de Educação, encontro em que ele recebera seis representantes para negociar as reivindicações dos grevistas.
No entanto, a secretaria afirma, também em nota, que mesmo após tê-los recebido, “na saída do secretário do prédio, um grupo de manifestantes tentou agredi-lo, jogou objetos e chutou o carro em que ele estava”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário