domingo, 12 de junho de 2011

Passeata encheu a orla de Copacabana em apoio às mobilizações de diversas categorias contra Cabral

 

Créditos da Foto: Dione Lins.

 

imageMilhares de pessoas participaram da passeata na Orla de Copabana neste domingo (dia 12/6). A marcha, organizada por profissionais de educação da rede estadual em greve, em conjunto com os bombeiros do Rio de Janeiro - que também estão mobilizados  e convocaram a população para apoiar a sua luta - coloriu a Avenida Atlântica de vermelho e de gritos de guerra conta a política repressiva do governador Sérgio Cabral, o qual tem um histórico de violência e arbítrio contra aqueles que ousam se manifestar contra os seus projetos que arrocham salários de servidores estaduais e impõem uma lógica mercantilista de gestão para diversos setores do serviço público estadual, como acontece agora com a educação.
Como não poderia deixar de ser, as escolas estaduas em greve se fizeram presentes e mostraram que a categoria está decidida a manter a mobilização até que o gonvernador atenda as suas reivindicações. Profissionoais oriundos de diversos municípios vieram até Copacabana para engrossar a passeata, mas o que chamou a atenção de todos foi a participação e o apoio maciço da população do Rio de Janeiro à luta de bombeiros, educadores, policiais civis e militares e outros setores do funcionalismo que participaram do protesto e ajudaram a denunciar a política repressiva e injusta do governador Sérgio Cabral.
A passeata foi iniciada com a soltura de centenas de balões vermelhos e os gritos dos manifestantes exigindo a imediata anistia dos 439 bombeiros presos durante a manifestação da semana passada no QG da corporação. Políticos dos mais diversos partidos. representações de entidades sindicais e centrais de trabalhadores de vários estados, além de lideranças sindicais fizeram discursos apoiando a luta dos servidores estaduais e a anistia dos bombeiros que respondem a inquéritos administrativos. A professoara Amanda Gurgel estava na manifestação e conclamou a população e aos manifestantes presentes a se engajarem nesta luta e, também, na defesa da educação pública.

Fonte do texto: Site do SEPE

Aos que tem vídeos da passeata, envie-nos o link!

Outros links (da grande mídia) sobre a manifestação:

Portal da Record

matéria 1

matéria 2

 

O DIA

 

O GLOBO

 

Somente um dos grandes jornais informou os dados estimados pelos organizadores (a R7). Mais cedo O GLOBO (que poderia se chamar THE GLOBE, como já sugerido por outros, para maior clareza da sua função)  afirmara que os “milhares” seriam “apenas” 15 mil. Não à toa, quanto mais conservador um jornal, mais a informação tendenciosa com vistas a nos menosprezar. Contudo, à revelia destes interesses… Nosso movimento cresce!

 

TODOS A ASSEMBLÉIA DE TERÇA –FEIRA (14/06)

Club Municipal- Tijuca

Localização Club Municipal, Tijuca.

 

luta educadora.logo

2 comentários:

  1. Temos que iniciar uma campanha na internet contra esta censura da imprensa!!!!!!!!! Mesmo assim a GREVE cresce!!!!!!! Chora The Globo!!!!!
    Saudações
    Rodrigo Lamosa

    ResponderExcluir
  2. Para quem por ventura venha achar que a greve dos Professores é oportunista e sem motivos assista ao filme Quanto vale o Professor e reflita sobre a real condição de trabalho e vida dos profissionais de educação do Estado do Rio de Janeiro.
    Quanto vale o Professor? http://comunidadeestudantildeitaborai.blogspot.com/2011/05/quanto-vale-o-professor.html

    ResponderExcluir